Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Personalizando Material Escolar

Há uns dois anos. fiz um post dando dicas de como personalizar o material escolar dos filhos (veja aqui).
 
Todo começo de ano, as mães têm aquela lista enorme de material escolar para comprar. Muitas escolas pedem que os materiais venham identificados (a da minha filha é assim). Então, como eu mesma personalizo as etiquetas e identifico os materiais da minha filha, resolvi ensinar para vocês como fazer em casa.
 
 
Primeiro de tudo, quem puder, vale a pena comprar uma maquininha rotuladora. Eu comprei a minha quando minha filha entrou na escola e até hoje uso ela. Esse aparelhinho rotulador imprime etiquetas com os nomes que você digitar. Ele é ótimo para organização. Uso também no meu trabalho. Sem contar que as etiquetas têm uma fixação muito boa. Serve para identificar copos, depósitos...todos os materiais laváveis.
 
 
Os rotuladores podem ser encontrados nos sites de eletrônicos. E as fitas de poliester (para refil) podem ser compradas de outras cores, mas preferi transparente e branco.
 
 
Para os livros, cadernos e outros materias, crio etiquetas de papel. Vejam abaixo como fazer etiquetas em casa.
 
 
O primeiro passo é escolher o tema. Minha filha ama as monster high, então fiz dessas monstrinhas.
 
Depois, vá para o google e procure imagens desse tema. Sempre escolho as fotos com fundo branco, pois são melhores para montagem. Se achar, no google, papéis de parede (1) com o tema ou de alguma cor que combine com o tema, salve também. Ele ficará ótimo para fazer a borda da etiqueta.
 
Para montagem da etiqueta, você terá que ter algum programa de montagem de imagens. Pode ser Corel, Photoshop, Paint... Eu prefiro fazer no Picasa. Acho mais fácil.
 
O passo a passo é o seguinte: Primeiro coloque a imagem que você prefere para a borda (1), depois coloque uma imagem branca (salvei também essa folha em branco) por cima da estampada. Ajuste o tamanho para que fique menor que a estampada (2). Escolha a imagem da etiqueta e vá colocando na montagem como achar melhor (3 e 4).
 
 
Quando a disposição das imagens estiverem do jeito que você quer, vá para a parte de texto e escreva o nome da criança (7). Sempre uso fontes cursivas nesse caso. No caso das etiquetas acima, coloquei tracinnhos arrodeando a parte branca (6). Você pode usar a imaginação e sair criando.
 
 
Para as que não querem fazer todo o passo a passo de montagem, basta colocar no google "etiquetas + nome do tema". Com certeza, você vai encontrar etiquetas prontas que bastará colocar o nome e imprimir (foto acima).
 
Quando todas as etiquetas estiverem prontas, você pode juntá-las numa folha no Word e levar para imprimir numa gráfica rápida (pode imprimir em casa também). Quanto mais você conseguir juntar na folha melhor, pois a gráfica cobra pela quantidade de folhas impressas.
 
 
Prefiro imprimir na gráfica, pois o papel é mais durinho (9). Você também pode imprimir em papel adesivo. No meu caso, eu imprimi em papel (9), pois queria plastificar algumas. Lá na gráfica, eu cortei as etiquetas e mandei plastificar 5 modelos (10). As etiquetas plastificadas, eu coloco na mochila, estojo, lancheira... Uso um perfurador de papel pequeno para fazer o furo que vai prendê-lo (12 e 13). Mas dá para usar o perfurador do tamanho normal.
 
 
Fixo as etiquetas de papel com papel contact. Dica: Deixe as bordas arredondadas para não ficar soltando.
 
 
Peguei correntinhas pequenas e usei para prender as etiquetas plásticas na mochila e no estojo (foto acima). Você pode encontrá-las em lojas de bijous.
 

Para essa personalização, gastei somente R$ 5,50 com a gráfica, pois o restante do material já tinha em casa.
 
Vejam aqui, o outro post que fiz ensinando a personalizar material escolar.
 
Se tiverem alguma dúvida, deixem comentário ou mandem email.
 

9 comentários:

  1. Carol, só lembrei agora de qdo mamãe fazia umas etiquetinhas pra por nos meus livros... tu acredita q eu odiava? hahahhahaha

    bjs

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  2. Que ideia legal! Ainda não tenho filhos, mas gostei! Sou professora e tb pedimos para os alunos etiquetar tudo, mesmo sendo adolescentes, pois eles perdem tudo na sala!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a dica Carol
    eu e minha irmã costumamos organizar as coisas da minha sobrinha
    adorei a dica, onde foi que voce comprou esse rotulador ?!

    Beijos,
    http://tudonjuntoemisturado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi carol
    Que gracinha adorei a dica vou fazer nas coisinhas da minha filha ela vai adorar.Tenho uma tag em meu blog "Blogueira de Estilo",onde posto os looks mais bonitos das leitoras,gostaria que vc fosse a próxima a participar,qualquer coisa me deixe recado no blog ou entre em contato comigo pelo E-MAIL : julienebritto29@hotmail.com

    bjos

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pode parecer bobeira, mas não tinha lembrado de forma nenhuma do rotulador e já trabalhei tanto com ele...rs... Obrigada pela dica, resolveu meu problema! Beijo.

    ResponderExcluir
  6. amei a dica eu mesma fiz as minhas etiquetas segui suas dicas e fiz as minhas fiz as minha das monster high thaw

    Beijos





    ResponderExcluir
  7. adorei a dica, vou fazer pro meu filho... ameiiiii

    ResponderExcluir
  8. Você é muito criativa e prática. Adorei.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, ficou lindo. Vc é muito caprichosa e criativa.

    ResponderExcluir